Dobrar papel para compor formas pode ser um simples passatempo.
Mas pode significar muito mais.
As dobraduras podem abrir as portas de um universo onde estão presentes a arte, a ciência, a disciplina e a beleza.

História de Sadako

Oi!
Estátua de Sadako em Seattle

Hoje trago uma história linda!! Toda vez que eu a conto pra alguém eu fico emocionada..

   Sadako Sasaki nasceu em 07 de Janeiro de 1943 e sua breve vida terminou em 05 de Outubro de 1955. Quando tinha apenas 2 anos, a bomba atômica foi jogada no Japão pelos EUA. Ela morava  perto da ponte Miasa em Hiroshima, onde a bomba foi jogada em 06 de Agosto de 1945. Infelizmente, ela foi uma vítima da bomba, mas aos 2 anos, isso não era evidente.
   Sadako era uma menina esperta e feliz. Ela adorava correr e adorava fazer parte do time de revezamento da escola, por isso ela não contou a ninguém que sentia tonturas enquanto corria. Mas uma dia, entrou em colapso na frente dos professores e seus pais foram chamados. Ela foi hospitalizada em fevereiro e  diagnosticada com leucemia, decorrente da bomba atômica. Foi previsto que ela não viveria mais de um ano.
   Em agosto do mesmo ano, a melhor amiga de Sadako, Chizuko Hamamota foi visita-la no hospital e cortou um pedaço de papel dourado, dobrando um tsuru( grou/cegonha). Chizuko disse a ela a história dos tsurus e a crença japonesa de se a pessoa dobrar mil aves, teria um pedido concedido. 
   Então Sadako começou a dobrar os tsurus pra ter seu desejo de cura atendido. Mas, infelizmente, ela só conseguiu fazer 664(alguns sites falam mais, outros falam menos...). Depois de sua morte, seus amigos terminaram de fazer os tsurus restantes a tempo do funeral e os enterraram com ela.
   Depois que Sadako morreu, seus amigos publicaram cartas pra obter fundos pra construir um memorial pra ela e para as outras crianças que morreram no Japão devido aos efeitos da bomba atômica. 
This is the memorial for Sadako Sasaki.
Memorial Sadako 
   O monumento foi erguido em 1958 no Memorial a Paz de Hiroshima. Uma estátua de Sadako com um tsuru dourado em suas mãos. Na placa está gravado:  

"Esse é nosso desejo. Essa é nossa prece. Paz no mundo." 

   Há também uma estátua de Sadako no Parque da Paz em Seattle. 
   Sadako se transformou em um símbolo do impacto da guerra em pessoas inocentes, especialmente do perigo de uma guerra nuclear. 
   As pessoas no Japão comemoram o 06 de Agosto como  o Dia Nacional da Paz.
   Todos os anos, milhares de tsurus são enviados de todo o mundo para o memorial, simbolizando a esperança de um futuro melhor, paz sem sofrimento.
   Hoje a história de Sadako Sasaki nos lembra do que pode acontecer quando há guerra, especialmente com armas nucleares. Nos permite perceber o quanto muitas vidas podem ser afetadas. 
   Agora sabemos a história dessa brava menina, do quanto ela lutou pela vida até o fim, do quanto ela era corajosa. Vamos passar essa mensagem de luta, coragem e paz adiante.

Traduzido por mim  :)    de  http://sadakosasakifacts.com


http://sites.mpc.com.br/ricardo.namur.claro/ori_tsur.htm


Vamos dobrar mil tsurus!!!



  

Um comentário:

  1. maria eduarda da p. A.25 de agosto de 2012 às 16:54

    Linda essa história adorei e já assisti o filme ooriginal




    Maria eduarda p. a.

    ResponderExcluir